sábado, 15 de março de 2014

Não é só brincadeira de criança.


"Imaginando oceano, as crianças brincam na poça d água."
                                                                Carlos Novais

   É muito engraçado como atualmente as crianças estão sendo privadas, na infância, de brincadeiras e imaginação. Sendo muitas dessas privações fundamentadas em ideologias mal interpretadas, como por exemplo, as meninas que não podem mais brincar de casinha, pois “vão se tornar mulheres submissas”, elas não ganham mais panelinhas ou até mesmo bonecas. Essas crianças são expostas a uma tecnologia absurda que quase as impedem de enxergar o momento maravilhoso que elas vivem.
  Esse assunto me veio a mente quando passei uma tarde ensinando 4 garotinhas a brincar de comidinha, catando flores e frutinhas para fazer um bolo de areia e um aniversario de mentira. A cada vez que via uma reação delas, enxergava também um debate de ideologias, para decidir qual formato aquele bolo teria, um momento de cumplicidade, onde todas se juntaram para decora-lo e também um simples momento de infância cantando parabéns e enganando a todos com o bolo falso.
  Quando volto para a minha infância e lembro que gastava todas as minhas férias aprendendo a cozinhar e cuidando das minhas bonecas, vejo o que todos aqueles dias me trouxeram: muita independência. Talvez a questão não seja privar as crianças a fazerem coisas que antes eram marcadas por gênero, talvez seja incentivar elas a explorarem limites, descobrirem prazeres e principalmente aproveitarem cada minutinho sendo simplesmente crianças, sem preconceitos ou julgamentos.


           
  "Não eduques as crianças nas várias disciplinas recorrendo à força, mas como se fosse um jogo, para que também possas observar melhor qual a disposição natural de cada um."
                  Platão
  

    
    

     Visitando sites, me deparo com uma iniciativa muito interessante sobre o assunto: um “restaurante-creche”, sendo este totalmente comandado por criança(com a supervisão de adultos). Naquele espaço não existe limitações, apenas uma forma de aprender brincando, e isso é totalmente garantido, da horta a mesa.
     A  Kinderkookkafe funciona a 30 anos em Amsterdã, é uma iniciativa sem fins lucrativos e atende crianças de 5 a 12 anos que “trabalham” cozinhando, atendendo clientes, lavando pratos e cuidando da horta, que é totalmente orgânica. O Menu é composto por comidas que toda criança gosta, como pizza e doces.
    Uma oportunidade muito motivadora, para os pequenos descobrirem novos talentos, aprenderem a respeitar a natureza, trabalhar em equipe e principalmente brincar, os pais agradecem.

                                                                                                                                             fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário